[ Festival Virtual ] Vibe Lacuna III Edição // Function FM

Alô alô tropicaleiros e tropicaleiras!!

Sente essa vibe contagiante de xambração na pixta virtual: Vibe Lacuna no ar!!


A contagem regressiva pro festival virtual mais queridinho e tropicaliente da internet já está ficando com uma lacuna cada vez menor até a data de transmissões oficiais! Então se preparem porque vamos começar a conhecer mais de perto coletivos, festas e labels que participarão do festival com pixtas xambrantes e diversas musicalmente (bem do jeitinho tropical que a gente gosta).

Então separem seus looks e pisantes, deixem os fones de ouvido e caixinhas de som no jeitinho pra se jogar na aglomeração virtual em múltiplas plataformas! Mas até o momento de sintonizar, a gente aproveita pra ir conhecendo melhor a galera que vai fazer o som acontecer:


 


A Function! (function.fm) é uma web rádio independente brasileira, atualmente com sede física em Uberlândia - Minas Gerais. Surgiu como resultado da primeira edição do Contato Virtual, festival em prol da luta contra o HIV, em meados da década de 2010. A princípio, a rádio servia como domínio para abrigar os DJ sets do festival mencionado, e esta foi sua função principal até o ano de 2019, quando ganhou seu espaço físico pela primeira vez no centro de Uberlândia.

A partir de então, a Function! começou a movimentar a cena local da cidade por meio da produção de eventos presenciais e da valorização dos produtores e artistas locais. Em 2020, o pequeno corpo executivo que gerencia a Function! começou a se articular para que a rádio funcionasse com uma programação diária. Com o advento da pandemia e com o desejo de expandir-se, voltou de cara nova para as redes, apresentando uma nova programação que conta com colaboradores de norte a sul do Brasil, passando assim a atuar em panorama nacional. Tal processo de rebranding combinado ao esforço dos gerenciadores e colaboradores da rádio encarregou-se do crescimento da mesma, que marca presença também fora do país, contando com a participação de artistas e parceiros estrangeiros.          

Em contexto pandêmico, a rádio funciona em grande parte de maneira virtual, com algumas transmissões online apresentadas ao vivo quando possível. Espera-se que num futuro otimista seja possível expandir sua sede para outras cidades.


“Um espaço de busca para mentes inquietantes”: com mais de 30 colaboradores e uma grade semanal que só tende a crescer, o objetivo da Function! é disseminar a cultura da música eletrônica de forma interdimensional. Trata-se de uma organização virtual voltada para o desenvolvimento de projetos culturais, sonoros, artísticos e informacionais, onde você pode encontrar DJ sets, transmissões ao vivo, podcasts, conversas, textos e outras intervenções audiovisuais que buscam democratizar o acesso à música eletrônica e à cena artística underground brasileira (e global). 

Uma das grandes preocupações gira em torno da representatividade: busca-se criar um nicho seguro onde vozes marginalizadas tenham espaço para se expressar, repudiando assim todo e qualquer tipo de preconceito. Além disso, entende-se que a música eletrônica e os trabalhos à ela associados, tanto no Brasil quanto em panorama mundial, por vezes são desvalorizados, e por isso trabalha-se em prol do fortalecimento dos artistas/coletivos/festas/selos/labels/etc do meio em que atua.


Site   Instagram   Soundcloud   YouTube


>> confira o bate-papo que rolou pelo Instagram: clique aqui



[ SINTONIZE ] o festival vai rolar de 14 a 21 de julho/2021 pelo Twitch e rádios Dublab Brasil e Function FM. 

[ QUER SABER MAIS ? ] Segue o Lacuna Tropical nas redes sociais (clica aqui pra se conectar com o Lacuna) pra conferir as novidades ainda mais fresquinhas! Mas volta aqui pro blog, porque as informações detalhadinhas você encontra por aqui!


Lacuna Tropical 

laboratório de experiências de música eletrônica e discotecagem em toda a sua amplitude e pluralidade

Comentários

Postagens mais visitadas