[ LACUNA EM PERSPECTIVA ] #01 >> set/2021

Por Tiago Jerônimo

apaixonado por música, clubber e fundador do Subcultura




LACUNA EM PERSPECTIVA

Lacuna em Perspectiva é a coluna na qual Tiago Jerônimo apresenta sua análise crítica sobre os sets apresentados e transmitidos no programa Lacuna Tropical Convida. Através de sua experiência na cena underground, Tiago pontuará a narrativa desenvolvida nos set sob a ótica de um legítimo habitué da cena.


Conheça mais sobre o autor:


TIAGO JERÔNIMO

Tiago é um apaixonado por música. Conheceu essa paixão ainda na infância, quando começou a consumir música através de programas de videoclipes, frequentando lojas de discos (sendo um típico jovem dos anos 2000), ouvindo CDs no seu Discman. 
Em 2015, Tiago teve sua primeira experiência em um club de música eletrônica underground, o que fez com que ele se apaixonasse por esse mundo. 
Nos anos seguintes, em meio ao boom das festas independentes na cidade de São Paulo, Tiago se inseriu em meio a essa cultura como um frequentador e pesquisador assíduo, ou seja, um clubber! 
Hoje Tiago Jerônimo é considerado um entusiasta da cultura underground, fomentando a cena através de um projeto inserido em uma plataforma de mensagens instantâneas, no formato de um grupo fechado onde promove um espaço para artistas divulgarem seus trabalhos, troca de conhecimento e divulgação de eventos. O projeto se chama Subcultura. 
Tiago Jerônimo também atua como Colunista e integra a equipe de entrevistas na revista Colors DJ Magazine, revista voltada para o universo da música eletrônica e também faz parte do coletivo paulistano Hail The Light, aonde cuida da parte de relações institucionais e também escreve uma coluna que é realizada a cada edição do evento. 
Recentemente, Tiago iniciou uma parceria com o Lacuna Tropical aonde participa realizando analises críticas em relações a sets que passam pelo canal.


>> Fique, agora, com a edição deste mês das análises dos sets que rolaram no Lacuna Tropical Convida ao longo do mês de setembro.



Alô, alô tropicaleiros e tropicaleiras!!! 

Primeiramente vou me apresentar: me chamo Tiago, sou um entusiasta da música no geral e recentemente comecei a escrever sobre essa grande paixão. 
A convite da Grazi, estou começando hoje este projeto que tem o intuito de trazer uma análise, sob a minha ótica, a respeito dos sets que passaram por aqui. Agradeço nossa querida amiga por esta oportunidade e espero trazer o melhor da minha visão para poder “aguçar” a vontade dos ouvintes experienciarem os sets que passaram pelo Lacuna Tropical. 

Neste meu primeiro mês, o Lacuna trouxe um projeto que aborda um estilo musical na qual eu não tenho muita afinidade: o Jazz! O projeto se chama “Percursos do Jazz” e é conduzido com maestria pelo DJ Goulart. Quando vi que se tratava de Jazz, falei para Grazi que meu conhecimento no estilo é muito raso, então ela disse “Você pode falar como foi sua experiência, o que você sentiu ao ouvir o set”. O que posso dizer é que a experiência caiu como uma luva para mim que sou leigo no assunto, pois Goulart nos apresenta desde o princípio como esse estilo começou a circular e ganhar notoriedade. Para mim, foi como uma introdução ao universo do Jazz. O estilo me passa uma sensação relaxante e descontraída, uma energia que limpa a mente e afeta positivamente o humor. Goulart tem o cuidado de conduzir o ouvinte de maneira gentil e dinâmica, certamente foi plantada uma semente que me levará a pesquisar sobre esse respeitado estilo musical. 




Nosso segundo set, ao contrário do primeiro, me remete a estilos sobre os quais eu já tenho, digamos, um certo “histórico”. Techno, Industrial, House e notei também um pouco de EBM ali. Me senti como se estivesse em um club: a pista era escura e uma sonoridade sombria estava sendo desenvolvida pelo DJ. O artista é argentino, ele assina como DJ Oso. Além de contar com estilos atemporais, o set me lembrou bastante de sonoridades que marcaram a década de 80, senti forte influência do meu querido Synthpop. Oso nos apresenta uma seleção de tracks que mostra a paixão do artista pelo universo da E-Music. 



No programa de número 180, o Lacuna recebeu a escola de DJs Technicals DJ Academy Santos. Tivemos a participação de dois de seus alunos. O primeiro foi o Julio Del Corso, Julio nos entregou um set recheado de House Music, tracks dançantes mescladas com vocais de músicas conhecidas do grande público. Foi um set leve e descontraído que certamente funcionaria em diferentes contextos, como um club voltado para o underground ou um evento que tenha uma proposta mais popular/comercial. O DJ não deixa a peteca cair em nenhum momento, mantendo o set bem energético e dinâmico. 

O segundo set nos apresentou o DJ sergipano Will Buddy. Will entrega um set que aborda a música pop atual, Música Pop voltada para as pistas. Ele consegue através de passagens bem sutis deixar o ouvinte engajado com o set e curioso para saber qual será o próximo hit que será mixado. 



Nosso último convidado do mês de setembro foi o DJ Mozzy-V, que nos levou para o UK (Adoro quase tudo que vem de lá) e nos proporcionou uma “trip” bem interessante. Dentre uma diversidade de estilos se destacaram o Jungle, Drum and Bass e o Speed Garage. Eu me surpreendi com alguns momentos: tracks super dinâmicas trazendo aquelas baterias quebradas mescladas com sonoridades que lembram o reggae (inclusive notei duas músicas de um grupo que gosto muito: o Massive Attack, banda icônica quando o assunto é Trip-Hop). Os últimos 20 minutos foram meus favoritos: se estivéssemos na pista seria o momento em que a mesma iria explodir, a energia do Speed Garage é de arrepiar! Puta set!!! 


Me chama muito a atenção a diversidade musical que o Lacuna Tropical leva para seus ouvintes. Estou muito feliz em fazer parte desse projeto na qual enxergo toda uma paixão. Nos vemos mês que vem!



Acompanhe Tiago Jerônimo no Instagram: clique aqui

>> esta coluna é mensal!



Lacuna Tropical 

laboratório de experiências de música eletrônica e discotecagem em toda a sua amplitude e pluralidade

Comentários

Postagens mais visitadas