[ TAKEOVER ] Frequência Lacuna // LACUNA TROPICAL

Alô alô tropicaleiros e tropicaleiras!!

Ocupando rádios, sintonizando múscias, transmitindo experiências sonoras!!

 


    LACUNA TROPICAL

Fundado em Junho/2017 pela Grazi Flores, o Lacuna Tropical se propõe a ser um laboratório onde as conexões entre as possibilidade eletrônicas (aqui lida em sua complexidade como um ser musical que existe graças a eletricidade) se desenvolvem e transformam quem se permite ser um ponto receptor dessas ondas transmitidas pelo Lacuna. É um espaço de imersão e sintonia musical que permite uma relação mais intensa com a música e com protagonistas responsáveis pela criação e alimentação da cena. 

No Lacuna Tropical é possível experimentar, de forma mais profunda e sinestésica, a música que está sendo tocada pelos decks de diversos protagonistas da cena (localizados em diversos pontos geográficos do mundo, mas mais focados para a descoberta e redescoberta de projetos da cena local e nacional), que estão sendo produzidas das mais amplas formas, quem está discotecando pras pistas presenciais e virtuais e quem são as comunidades que se organizam em coletivos/festas/labels que estão resistindo e fazendo parte da revolução constante que acontece no consumo e produção de produtos culturais. E como um laboratório de experiências, permite-se que as ondas das frequências musicais dos mais variados gêneros se intercambiem por meio de diversos formatos de conteúdo, possibilitando um acesso a pluralidade que a cena musical e cultural possui de expressões artísticas através do som, da música.



ALAMOA

Alamoa (@alamoanya) é uma personagem brasileira da região Centro Oeste do Brasil no Cerrado que surgiu depois do encontro com novos ares multiculturais dentro da música eletrônica com ampla pesquisa em constantes evoluções voltadas a cultura do Chillout e Downtempo. 

Sua pesquisa musical se compõem por música eletrônica, experimentalidades multiculturais e batidas envolventes!  Ritmos que, juntos, envolvem uma trilha sonora vibrante e distinta.

Atualmente, faz parte do Núcleo GATOPARDO (@nucleo.gatopardo) que atua com distribuição de conteúdo musical e produção de eventos artísticos, o núcleo é formado por artistas que compartilham o  propósito de movimentar a cena cultural do país.  

E contribuí com a cena @downtempo_brasil



ANTHONY GARCIA

Ranqueado entre os 100 melhores DJ’s do Brasil (DJ Sound MAG), premiado pelo DJ Sound Awards com seu live Whitehouse Project, se apresentou nos mais importantes clubs e festivais do Brasil, como Rock in Rio, Planeta Atlântida e Oktoberfest. 

No segmento corporativo, atua em diversas áreas como criação de jingles, trilhas, sound design, sonoplastia e discotecagem. Ambev, Aon, Audi, Femsa, Gol, JBS, Kraft, Natura, P&G, Pepsico, Pernod Ricard, Tim, Vivo, Volkswagem, são algumas empresas que fazem parte desse portfólio.

 Residente do programa “Na Balada” na rádio Jovem Pan SJC, e artista da TH Agency, tem músicas em diversas gravadoras do mundo. Destaque para o remix oficial da música Harlem Shake, lançada na Winter Music Conference de Miami e execução na rádio Inglesa BBC Radio 1.



PERRENGUE

Focado no downtempo e adepto do live-editing e live-mashup, seus sets são sempre bastante pontuados pela linha ritmica, pelas camadas de loops de batuques e percussões compassadas, fazendo com que a confluência de todos os ritmos sejam a base para diversas viagens harmônicas de sons de todos os lugares por onde já passou e já quis ir, buscando influências em ritmos andinos, orientais, brasileiros ou de qualquer lugar onde os kicks o levem. criando mashups na hora, no improviso, e misturando com falas de filmes, audios de whatsapp, discursos, poesias ou músicas pop que por algum acaso misterioso do nada acaba combinando com um ponto de umbanda, um 4x4 de techno, ou um som étnico qualquer que no acaso vai se misturar com tudo ao mesmo tempo criando uma massa sonora para dançar e viajar.

Faz parte do coletivo quack que produzia festas de downtempo no brás e nas ruas do centro de são paulo, e foi produtor e residente das festas ilegal, kriança esperança e heyokah, e residente nas festas clandancestina e tropical punk.

Seus sets já passaram por diversas festas clássicas do underground paulistano como voodoohop, ¡venga-venga!, MBR, cesta acida, festival órbita, debut, fetsa, tem feito parte do line up de novas festas do underground como zaragata, organu, baile profano, e já invadiu pista e tocou nos afters de festas como mamba negra, sonido tropico, radio virusss e blum. 

Já teve passagem por pistas clássicas como a trackers, secreto, casa das caldeiras, casa da luz, zé presidente, skorpios, l'amour, club flamingo, purgatorium, dex, shiva, misturebar, desmanche, apartamento80, peixaria mitsugui , hole, o novo bar do netão, e o orfeu. já fez gigs  na Gruta e na festa Tupiniquim, no rio de janeiro,  em santos-sp no festival ABSM, em heliodora-mg no festival da voodoohop, e em peruibe-sp no festival sattvah.



TAIRO VICTOR

Oriundo de Manaus/AM, o DJ Tairo Victor teve seus primeiros contatos com a música eletrônica em meados 99, através de seu irmão, e logo despertou o interesse por pesquisar, ouvir, curtir e frequentar, independente do estilo musical, conteúdo e festas com aquelas batidas diferentes que faziam todos dançarem, mas ainda sem uma identidade musical definida.

Através de vários eventos e festivais ocorridos na cidade, tal identidade foi sendo cada vez enraizada ao Techno para então, em 2004, formar-se em um Curso de Discotecagem, o que aumentou ainda mais o seu gosto pela música eletrônica.

Como todo início, tocou em várias festas de amigos e posteriormente nos eventos Groove Sessions, 102db, Electronic Station, Tacapeia, Big Up Pool Party, Morlox, entre outros.

Em parceria com outros amigos DJs, promove festas em alguns bares da cidade e realiza Video Lives na Twitch através do Programa intitulado Lokomotiva DJs.


TARCISIO SELEKTAH

Pesquisador, colecionador, produtor, soundman e seletor. Participa ativamente do Movimento Reggae no Maranhão há mais de quatro décadas. Membro fundador e proprietário do ‘HIGH VIBES SOUND SYSTEM’ em 2000 na Espanha com Rafael Marín - Rafa Selektah (Rougher), Alpha (Portugal). 

Atua nos salões de reggae do Maranhão fazendo discotecagem no estilo Seletor (Selektah), com os clássicos do Reggae (Foundation) e demais estilos como ska, dancehall, loversrockas, ragga, rub-a-dub, dub e steppas. Também faz discotecagem com outros estilos musicais como – jazz, blues, rock, pop, samba, afrobeat, Hip, Hop, Rap, MPB, MPM, salsa, cúmbia, merengue, etc., com vinil ou utilizando Serato ou RekordBox. 

Já se apresentou em várias cidades do estado, além de Belém, Fortaleza, Salvador, Recife, BH, RJ, São Carlos - SP e SP. Com passagens por Espanha, França e Portugal. 


Rádio

Apresentador do programa ‘Planeta Reggae’ na Radio Difusora FM 94.3, juntamente com o colecionador Jorge pinheiro. O referido do programa era patrocinado pela ‘Radiola Diamante Negro’ (1996 a 1998). 

Apresentou o programa ‘Resistência Roots’ na radio Universidade FM 106,9 mhz com Fauzi Beydoun. Todas as quartas feiras das 16:00 as 18:00 horas. www.universidadefm.ufma.br 


Imprensa, documentários e trabalhos acadêmicos 

Publicou vários artigos e comentários em jornais, blogs e sites. Citados e tidos como referência sobre História do Reggae no Maranhão em dissertações de mestrado, teses de doutorado, entrevistas e documentários nacionais e internacionais. http://globotv.globo.com/tv-mirante/jmtv-2a-edicao/v/discos-de-vinil-voltam-a-conquistar-espaco-na-industria-musical/3870699/ 

Orientador no Brasil da tese de doutorado (PhD) de Kavin Paulraj – “JAMAICA BRASILEIRA: THE POLITICS OF REGGAE IN SÃO LUÍS, BRAZIL, 1968-2010”, defendida em 18/03/13 na Universidade de Pittsburgh – USA. 

Participou do documentário SINTONIZAH, produzido pela Bossa Nova – SP. https://www.youtube.com/watch?v=DIXwwUiXedg 

Idealizador, roteirista e produtor do filme A Tribo do Reggae. Com aprovação e o patrocínio da Lei de Incentivo a Cultura do Governo do Maranhão e CEMAR. https://www.youtube.com/watch?v=8AEqEBFxhGw 

O High Vibes Sound System está cadastrado no livro “Mapa Sound System do Brasil”. Produzido e editado por Daniella Pimenta e Natan Nascimento com patrocínio do Edital Reggae da Prefeitura Municipal de São Paulo. 


Eventos e shows Festival 

Eu amo Sound System – RJ Carnaval Cultural da Prefeitura de Recife – Palco Radiola do Maranhão Virada Cultural de São Paulo, no qual coordenou o Palco Radiola – 2010 Selecionado para a 5ª edição do Festival BR135 – 2016 Réveillon 2017 promovido pelo Governo do Estado do Maranhão. Participou da discotecagem de abertura do show do cantor jamaicano Yami Bolo – SP. 

Apresenta as segundas feiras, a partir das 18:00h, o Baile do Sound System no www.twitch.tv/tarcisioselektah 

Apresenta as terças feiras, a partir das 19:00h, juntamente com o DJ Desert o Trinca Rua no www.twitch.tv/tarcisioselektah Mais detalhes de apresentações no PDF de eventos 

Por um acaso do destino é professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão - UFMA.


WENDELL LOPES

Wendell Lopes, residente do coletivo Labirintø tem em base no seu acervo musical o techno industrial, somado a gêneros como, break beat, hard techno e acid. Em 2020 assinou com a alemã Cartel Recordings, lançando o EP Breaking Squad contando com a participação do francês ARDL. Possui alguns lançamentos independentes, como diversos singles o EP Resonance, contando com tracks de break beat, grooves acentuados com vocais em português. Tem lançamentos pelas gravadoras Algoritimo, Goma Rec, Concreto, Filhesdonada, Cartel Recordings e Osler Records.


Curtiu? Quer saber mais?

Então fica de olho aqui no blog e também nas redes sociais do Lacuna Tropical (clique aqui para encontrar a gente em outras plataformas).

Lacuna Tropical 

laboratório de experiências de música eletrônica e discotecagem em toda a sua amplitude e pluralidade

Comentários

Postagens mais visitadas