[ Espaço Reggae ] A polêmica do melô

Por Tarcicio Selektah

Seletor, colecionador, pesquisador - da Jamaica ao Maranhão

 



Há alguns anos houve um debate sobre a “polêmica” do Melô, onde se discutia coletivamente o Melô como subcultura em que alguns dos debatedores denunciavam que os DJs se “apropriavam” do trabalho de um cantor ou banda como se fosse propriedade dele. Foi uma discussão muito saudável em que várias pessoas participaram e deram suas opiniões e impressões. Mas a grande maioria dos debatedores lhes faltavam conhecimento histórico sobre o tema. Aproveito agora e faço algumas revisões e ampliações do que comentei nesse debate.

Bom, para começar essa história do Melô não é subcultura. Melô, vêm da palavra melodia. Portanto, é errado se falar ‘o Melô’, pois o correto gramaticalmente seria falar ‘a melô’. Isso na realidade começa nos anos 70 aqui no Brasil, e nos países de língua hispânica. Os discos de vinil já vinham com um escrito na capa Melô disso ou daquilo, porque essa era a música de maior sucesso do disco, o carro chefe para os discotecários e locutores dos programas nas rádios. Ou seja, a música do momento. E isso foi transladado para músicas chegadas aqui no Brasil em inglês como melo do puladinho, melô do Macaco, melô da SWAT, melô da maçã, Melô de Sol de Verão, melô de passarinho, melô de Uirapuru, etc., etc. Claro, que a indústria fonográfica de Belém também tem parte dessa “culpa” com os discos produzidos por Carlos Santos na década de 80. Lembram??


“... na história do rádio no Brasil, principalmente com relação as emissoras que tocavam os grandes sucessos dos anos 70 e 80. A maioria dos ouvintes tinha grande dificuldade em pedir suas músicas, via telefone, quando tinham que pronunciar o nome do seu artista e música preferida mediante o uso do inglês. Para se ter uma ideia, cansei de escutar pessoas pedindo o seguinte: "...queria escutar na Rádio o som de ‘Cacê ande xunxine bande". Na verdade, o ouvinte referia-se ao grupo KC and the Sunshine Band. Bem, como o intuito de facilitar a interação dos ouvintes, além, é claro, de tirar o timidez do consumidor na hora de comprar o seu disco, sem ter necessidade de ficar cantando na frente do vendedor ou escorregar na pronúncia, as músicas executadas passaram a receber um apelido, nada comparado ao que víamos no Programa do Dj Marlboro, o Big Mix, onde o ouvinte, pelo telefone, mediante um pequeno ritual, digamos assim, batizava a música, na sua maioria, completamente fora do contexto que a melodia expressava. Para comprovar o que estou dizendo, tinha um compacto simples, cujo título impresso no rótulo menciona o termo MELO DO PULADINHO, ou seja, trata-se do sucesso ROCK YOUR BABY, do cantor George Mccrae, de 1974.” (fonte: http://queroouvirdenovo.blogspot.com/2013/12/george-mccrae-rock-your-baby-melo-do.html)


Aqui, em São Luis, no movimento reggae de radiola, começou usar este subterfúgio devida à total falta de intimidade, ou conhecimento, com o idioma anglo-saxão. Ficaria ridículo se os DJs fossem tentar dizer o nome do cantor e o nome da música em inglês. Até porque os donos das radiolas – radioleiros, na maioria das vezes não deixavam os DJs terem acessos aos discos, gravando as músicas em fitas cassetes ou trocando as capas dos discos para que nem o publico e nem o DJ saber de quem era a música. Hoje isso não ocorre mais, claro! A grande maioria dos DJs das décadas de 70, 80 e 90 tinham só a 4a série primária, pouquíssimos tinham o segundo grau (ensino médio).

Passou-se a usar aqui na Ilha o epíteto da “melô” tanto para trechos das músicas que se assemelhavam em algo ao português, como Caranguejo, Zé Colmeia, Axixá, etc. Melôs lançados como nomes de DJS, pessoas, lugares, bairros, cidades. acontecimentos ou da radiola.

As radiolas tinham seus melôs exclusivos. A música “exclusiva” era um grande negócio para os radioleiros. E ter uma música exclusiva, significava ter um público cativo que “perseguia” as radiolas com as melhores sequências (sets) exclusivas por toda ilha. Ou seja, só radiola tal tocava tal melô. Uma das mais “perseguidas” era a Voz de Ouro – Canarinho, do Magnata Serralheiro, lotadas de exclusividade compradas em Belém, São Paulo e Rio de Janeiro; depois em Londres e Jamaica. Mas também tivemos a Estrela do Som, Águia de Fogo, Itamaraty, Black Power, Diamante Negro, Sonzão de Carne Seca, Nestábulo, Asa Branca, entre outras.

Não podemos esquecer, também, que essa mesma estratégia de raspar os discos e esconder as capas também foi utilizada na Jamaica dos anos 50 e 60 pelos donos dos Sounds Systems, que compravam suas ‘exclusividades’ em discos principalmente na Florida e na região do Mississipi e New Orleans.

Na atualidade o inglês ficou acessível a todos, a internet com Facebook, Instagram, Spotify, Deezer, YouTube, etc. facilitou muito esse trabalho de pesquisar música e divulgar os cantores e bandas, além do Shazam, claro! Entras em um site fazes um pedido e recebes o disco de vinil ou CD em casa ou podes fazer um download nas diversas plataformas, pagas ou não. Agora está tudo “mel na chupeta”. 

Na década de 70, 80 e 90 esses radioleiros e DJs tinham que literalmente ‘garimpar’ nas lojas em buscas das ‘pedras’ em suas viagens, ou seja, ele tinha que ir ao encontro das ‘pedras’; “bamburrando” discos e mais discos nas lojas durante horas e dias. Um trabalho físico e mental extremamente exaustivo, pois tinham poucos dias para realizar esta labuta seja no Brasil, Jamaica ou Europa.

Digo sempre para os DJs de hoje que eles fazem “festa com o chapéu dos outros”, porque quase 80% a 90% das músicas que tocam, já foram lançados por outros DJs a 3, 4 ou há 5 décadas atrás. Ainda bem que clássico é clássico, os clássicos não morrem.

O que existe muito hoje é DJ de internet, que passa horas a fio baixando músicas do YouTube e depois exibem suas raridades (sic!) no notebook ou pendrive. Em sua grande maioria não sabem quem produziu, quem foram os músicos que instrumentalizaram os discos, para qual gravadora, etc. Poucos se preocupam com esses pequenos grandes “detalhes”. Ser DJ profissional significa estudo, pesquisa intensa, treinos constantes, troca de informação, investimento em aprimoramento, set personalizado, compra de discos e equipamentos.

Esperamos com essa contribuição aclarar o assunto do Melô, pois além do necessário resgate histórico, fica claro que o preconceito muitas vezes advém da falta justamente desse contexto histórico de determinado assunto, e neste espaço teremos essa função principal de levantar questões relacionadas a cultura reggae para serem discutidas e apreciados por todos os amantes da música jamaicana.

O que temos que ter clareza é que muitas vezes apenas seguimos passos que outros já deram. Precisamos saber os caminhos trilhados pelos pioneiros para não falar groselha. 

Um reggae-abraço e até a próxima.



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Comentários

  1. Maravilha, Selektah ! Gratidão pelas informações ! 👊🏽🌞🍀

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  2. Excelente matéria, Mestre Tarcísio!
    Parabéns!
    Que você continue sábio e cheio de propósitos!

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